APP

infamerica.

Simplificando a Mobilidade no Aeroporto de Brasília.

A Inframerica é uma operadora aeroportuária responsável pela administração dos Aeroportos Internacionais de Brasília e Natal. Controlada pela Corporación América Airports, uma das maiores operadoras privadas do mundo, venceu o leilão em 2011 para construir e operar o Aeroporto de Natal, o primeiro terminal 100% privatizado do Brasil.

Desafio

O crescimento do aeroporto e a sobrecarga de passageiros criaram desafios significativos na experiência de locomoção. Entre os principais problemas estavam:

Como melhorar a experiência de locomoção do usuário, tornando a navegação mais intuitiva e eficiente?

Locomoção

Dificuldade para encontrar portões de embarque, lojas e serviços.

Aglomerações

Totens físicos de informação com muitas pessoas em volta.

Informações

A falta de informações em tempo real sobre voos, tornando a jornada mais estressante e caótica.

Para resolver esse problema, seguimos um processo estruturado, passando pelas fases de descoberta, ideiação, prototipação e validação.

Métodos utilizados

Entrevistas com
Stakeholders

A coleta de informações estratégicas visava alinhar os objetivos da Inframerica com as soluções propostas, garantindo que as necessidades operacionais fossem compreendidas e integradas ao projeto.

Service
Safari

Análisar comportamento e compreender a experiência na perspectiva dos viajantes

Análise
Competitiva

A pesquisa de soluções digitais aplicadas em aeroportos e espaços públicos ao redor do mundo teve como objetivo identificar boas práticas e aplicá-las de forma personalizada ao contexto específico do Aeroporto de Brasília.

Principais insights obtidos

A partir dos insights, estruturamos um protótipo ainda em wireframes para validar com usuários reais. A escolha por um processo iterativo contínuo permitiu ajustes rápidos e precisos, garantindo que as soluções fossem aprimoradas a partir do feedback direto dos usuários.

Solução

“A aplicação desenvolvida priorizou simplicidade e clareza nas interações.

Impacto a ser mensurado

A solução tinha como proposta ir até o lancamento não permitindo a mensuração completa do impacto, mas como proposta algumas métricas estratégicas poderiam ser definidas para acompanhamento futuro.

Engajamento

Retenção